domingo, 29 de março de 2009

Movimento Parabólico

Ai vai uma animação que ajuda entender um pouco mais sobre o movimento parabólico de uma partícula e um texto que aborda teoricamente o assunto:

O movimento parabólico é formado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares. O movimento parabólico é mais observado em campo gravitacional uniforme, sendo o componente vertical um movimento uniformemente variado, e o componente horizontal um movimento uniforme, desprezando-se o atrito com o ar. Pode ser visto através do lançamento oblíquo de corpos no campo gravitacional da Terra.

Clique na imagem para abrir a animação:

Como criar um motor elétrico

Para iniciarmos nossas experiências física, mostraremos essa vídeo aula sobre como criar um motor elétrico e um breve resumo teórico sobre o assunto:

Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.


Texto Inaugural


Olá,

Esse Blog foi sugerido pelo Prof. Marco Alveti, do Departamento de Física da UERN, como forma de avaliação decorrente da terceira nota da disciplina de Novas Tecnologias no Ensino de Física, mas servirá como um espaço para que simpatizante e iniciantes possam ter acesso ao conteúdo prático da física e não só aos cálculos que assustam tanta gente.